terça-feira, 2 de março de 2010

Levantamento de cargas com segurança

As pessoas não treinadas geralmente fazem o trabalho da forma mais difícil. Como resultado, cansamse mais rápido, o ritmo de trabalho é mais lento ou acabam
acidentando-se.
O levantamento de cargas está entre os trabalhos que, com mais freqüência, são executados de maneira errada. Através da utilização de métodos corretos de levantamento de cargos, os empregados podem não apenas fazer o trabalho de forma mais fácil, mas também sem acidentes.
DISPOSITIVOS MECÂNICOS
Apesar dos dispositivos mecânicos não serem adequados para todo o tipo de levantamento de cargas, podem ajudar a evitar ferimentos causados pelo manuseio de cargas. Guinchos, guindastes, elevadores, transportadores, empilhadeiras e dispositivos similares são feitos para esta finalidade.
LIMITES DE PESO PARA LEVANTAMENTO SEGURO
A condição física, constituição e estatura de um indivíduo têm muito a ver com sua capacidade de levantar objetos pesados ou de executar tarefas com levantamento repetitivo de objetos.
O TRABALHO EM EQUIPE EXIGE PRÁTICA
Quando uma carga é muito pesada para uma pessoa levantar sozinha e o equipamento mecânico não pode ser usado para o trabalho, devem ser designados quantos trabalhadores forem necessários para fazer o levantamento. Isto acarreta um outro problema: trabalho em equipe. Trabalhadores mais ou menos do mesmo tamanho devem ser escolhidos e devem ser treinados para fazer levantamento de peso em equipe.
Se um dos trabalhadores levantar a carga antes dos outros, deslocá-la ou abaixá-la incorretamente, ele ou seu parceiro podem ser sobrecarregados e sofrerem uma distensão. Uma pessoa deve ser designada para dar as ordens necessárias para obter a coordenação do grupo.
FORMA CORRETA DE FAZER UM LEVANTAMENTO
- Dimensione a carga primeiro - não tente levantá-la sozinho, se houver qualquer dúvida sobre sua capacidade de executar a tarefa.
- Certifique-se de que está com os pés firmes no chão. Esteja bem equilibrado, mantenha seus pés separados ( de 20 a 30 centímetros um do outro).
- Coloque seus pés perto da base do objeto a ser levantado.
Isto é importante porque evita colocar toda a carga sobre os músculos das costas.
- Dobre seus joelhos, mantendo suas costas rentes e na posição mais vertical possível.
Se necessário, abra os joelhos ou abaixe um deles para chegar mais perto do objeto.
- Comece agora a esticar as pernas, desdobrando os joelhos.
Com isto estará usando seus músculos mais fortes. Mantenha a carga perto do seu corpo na medida em que você se levanta.
- Levante o objeto até a altura de transporte. Se você precisar mudar de direção depois que estiver de pé, tenha cuidado para não torcer o corpo. Gire o objeto mudando a posição de seus pés.
- Se você colocar a carga numa bancada ou mesa, coloque-a na borda da mesa para ajudar a suportar o peso e então empurre-a para frente usando os braços ou, se necessário, com parte de seu corpo virado para frente.
- Para colocar a carga no chão, dobre os joelhos e, com a costas rentes e a carga perto de seu corpo, abaixe-a com os músculos dos braços e das pernas.
POSIÇÃO CORRETA PARA LEVANTAR OBJETOS PESADOS
Ficar na posição correta e usar os músculos mais capazes de fazer o trabalho são os pontos mais importantes na aplicação de métodos corretos de levantamento seguro de cargas. Existem dicas em todo trabalho. Por exemplo: os carregadores de cereais sabem o jeito de agarrar e balançar os sacos para jogá-los nos ombros. Pessoas inexperientes mal conseguem mover estes sacos.
Eis aqui um resumo dos pontos a serem lembrados para levanta-mento seguro de cargas:
- Carregue a carga sempre perto do corpo;
- Mantenha as costas na posição mais reta possível;
- Use os músculos mais fortes: das pernas e dos braços;
- Tenha uma visão ampla de toda a carga;
- Se a carga não lhe permitir andar normalmente, peça ajuda;
- Nunca tenha receio de pedir ajuda para manusear uma carga;
- Quando julgar que o uso de um auxílio mecânico pode ajudar,faça esta sugestão;
- Remova os obstáculos no caminho das cargas e outros itens que podem se transformar em armadilhas.
Postar um comentário