terça-feira, 30 de março de 2010

Esmeril

Os homens de antigamente afiavam suas ferramentas e armas, roçando-as contra uma pedra. O homem moderno usa o mesmo princípio para afiar ferramentas na indústria.
O esmeril é uma das ferramentas mais comuns e úteis que temos. Sem o esmeril, nossos altos níveis de eficiência industrial e de produção nunca seriam possíveis.
Como todos os melhoramentos modernos dos antigos processos, o esmeril elétrico de hoje não é só uma bênção.
Caso práticas seguras não sejam seguidas, e salvaguardas apropriadas não sejam adotadas, podem ocorrer muitos ferimentos graves.
Trabalhadores qualificados, como os fabricantes de ferramentas e operadores de esmeril sofrem o maior número de ferimentos causados por esmeril. Estes ferimentos são os mais severos dentre a maioria.
É claro que os cuidados sensatos não estão sendo seguidos, porque a maioria destes ferimentos não precisaria acontecer.
Um estudo sobre ferimentos provocados por esmeril revelou dois fatos altamente significativos: oito em dez ferimentos ocorrem no ponto de operação ou próximo dele e cinco em dez ferimentos atingem os olhos.
O fato de a metade de todos os ferimentos com esmeril ser nos olhos enfatiza o quão importante é usar proteções adequadas para os olhos. A falha em usar óculos de segurança pode ser desastrosa. Uma partícula arremessada pode cegar um olho desprotegido.
Óculos mal usados e a utilização de óculos errados representam outros fatores importantes nos ferimentos provocados por esmeril. Assim sendo, os óculos de segurança devem encaixar bem e devem ser do tipo certo para o trabalho em questão.
Porém, o mais importante: eles devem ser usados. Eles não poderão salvar seus olhos se estiverem no armário ou no bolso.
A maioria dos esmeris são projetados para ficarem presos entre flanges. Não opere um esmeril que não esteja montado em flanges apropriados e adequados. Coloque faces de material compressivo entre o esmeril e seu flange.
Não use esmeril defeituoso. O esmeril que foi desativado nunca deve ser usado novamente para esmerilhar qualquer coisa.
Antes de montar o esmeril, inspecione-o cuidadosamente quanto a trincas ou marcas que indiquem danos. Além disto, faça o teste de circularidade. Teste a pedra tocando-a gentilmente com um martelo de madeira ou cabo de uma chave de fenda. Se a roda não estiver com defeito, um círculo perfeito será traçado.
Salvaguardas apropriadas fazem parte das operações seguras de esmerilhamento. As práticas seguras representam a outra parte. Se umas poucas práticas seguras forem totalmente observadas, os ferimentos por esmeril serão poucos e muito menos severos.
Antes de iniciar, verifique a pedra quanto a flanges trincados ou quebrados. Certifique-se também de que a pedra não está trincada ou quebrada.
Verifique se a pedra é do tamanho correto, assim como suas especificações para o trabalho a ser feito.
Pedras excêntricas ou desbalanceadas são altamente perigosas.
Um grande esforço é imposto se uma lateral da pedra estiver mais desgastada do que a outra ou se a pedra estiver montada fora de centro. Nestas condições, a pedra pode explodir em pedaços.
Apoio de trabalho (ou ferramentas) mal ajustadas causam muitos acidentes e ferimentos. Os apoios de trabalho devem ser mantidos firmemente ancorados no lugar, não a mais do que 3 mm da pedra.
Quando a pedra estiver perigosamente desgastada, os apoios de trabalho devem ser reparados ou substituídos.
Pedras com velocidade excessivamente altas representam outra das principais causas de ferimentos. Uma pedra de esmeril não deve ser operada acima da velocidade recomendada pelo fabricante. Conheça o limite seguro de velocidade da pedra que você utiliza. Acima de tudo, não monte uma pedra que você usa em outra máquina que possa exceder o limite seguro de velocidade para a pedra em questão.

Nenhum comentário: