terça-feira, 2 de março de 2010

Cabos tensionados

Vamos rever alguns dos perigos com cabos em situações que qualquer um de nós pode encontrar.
Sabemos do efeito chicote se um cabo tensionado for solto subitamente. Ele chicoteia com grande velocidade e força.
Qualquer um que estiver na sua trajetória pode ser ferido gravemente. Fique atento ao cabos tensionados. Uma ruptura do cabo ou de qualquer de suas conexões significa perigo para todos à volta.
Suspeite de todos os cabos tensionados. Fique fora da área em que poderia ocorrer o chicoteamento, caso ele se parta subitamente. Observe também quanto à presença de laçadas ao longo do cabo. Elas geralmente ocorrem em cabos no chão devido a alguma obstrução, como uma pedra ou tronco de árvore. Quando um cabo pula livre, ocorre uma violenta chicotada lateral.
A melhor forma de evitar ferir-se é ficar a uma distância segura da área de perigo. Nunca se aproxime de um cabo tensionado nem o cruze.
Uma liberação súbita pode ocorrer em um cabo tensionado, devido à deterioração ou sobrecarga.
Geralmente, os cabos fixos são instalados enquanto dura o trabalho e se destinam a suportar uma carga. Entretanto, verifique-os para certificar-se de que suas resistências sejam mantidas. É uma boa idéia verificar escoras, cabos de ancoramento e todos os outros cabos fixos, sempre que precisar aproximar-se deles.
Os ferimentos causados por cabos geralmente acontecem, porque a vítima se expõe a riscos. Portanto, não seja a vítima de sua própria negligência e advirta qualquer um que estiver aproximando-se de um cabo de trabalho.

Nenhum comentário: