terça-feira, 2 de março de 2010

Alvejante à base de cloro: branqueador ou assassino?

A ignorância sobre os efeitos letais de misturar alvejante comum à base de cloro com outros produtos de limpeza incapacita milhares de trabalhadores todos os anos.
O perigo é bem conhecido. Ainda assim, há sempre alguém que erroneamente acredita que a mistura de dois alvejantes poderosos faz o trabalho de maneira melhor.
Não é bem assim. A verdade é que estas misturas podem provocar um grande prejuízo.
A mistura de alvejantes à base de cloro com produtos de limpeza que contenham amônia produz cloramina, um gás irritante que é quase tão mortal quanto o gás de cloro.
As equipes de vigilantes, de manutenção e de limpeza, ou qualquer um que trabalhe com produtos químicos de limpeza, devem usá-los com muito cuidado.
Primeiro, verifique os rótulos quanto a alertas de “PERIGO”, “ADVERTÊNCIA” e “CUIDADO” que devem se indicados quando o material é potencialmente perigoso. Se o alvejante à base de cloro (hipoclorito de sódio) for um dos ingredientes do produto de limpeza, então não misture este produto com outro que contenha um ácido (vinagre comum, algum outro produto de limpeza para banheiros e alguns abrasivos e limpadores) ou com um produto que contenha uma substância alcalina (amônia, e alguns abrasivos ou limpadores).
Se os recipientes com substâncias de limpeza não forem rotulados, não os use até saber o que contém.
Quando um trabalhador é envolvido por gases como cloro ou cloramina, administre oxigênio, se possível, ou remova o acidentado para um local com ar puro e busque ajuda médica.
Respirar estes gases pode causar problemas respiratórios superiores severos e interferir na respiração, irritar os olhos e nariz, causar inconsciência, podendo até mesmo levar até a morte se a vítima não for tratada imediatamente.
Lembre-se de que a mistura de produtos de limpeza raramente resulta em um produto que realize melhor o trabalho. A maioria das combinações neutralizam ou diluem um ao outro.
O mais importante é lembrar que a combinação de alvejante de cloro com um ácido ou álcali pode até mesmo matar

Nenhum comentário: