terça-feira, 2 de março de 2010

Ácidos

Houve uma época em que apenas os trabalhadores da indústria química trabalhavam com ácidos. Porém, essa época já passou. Em qualquer instalação industrial de hoje em dia, podemos deparar com eles. A maioria deles é mais ou menos prejudicial quando manuseados, ou podem causar danos só de se chegar perto deles.
Todos eles podem ser manuseados com segurança, mas você deve saber como. Você tem que respeitar essa substância.
Os dicionários dizem que os ácidos têm um gosto azedo e que atacam os metais. A parte relativa ao gosto azedo não é tão importante para nós, mas a parte que fala da capacidade de atacar os metais é, porque esta é a característica que os torna perigosos. O dicionário menciona que eles também atacam a pele e os tecidos orgânicos, além de outras coisas. Alguns deles podem iniciar incêndios e alguns produzem gases venenosos ou inflamáveis. Sendo assim, é uma boa idéia saber
algumas coisas a respeito dos ácidos que você precisa manusear.
Qualquer um que trabalhe com um ácido (ou ácidos) deve ter o conhecimento mais completo e possível e o mais atualizado sobre esta substância. Entretanto, se você, em linhas gerais, conhece os riscos envolvendo ácidos e as práticas de segurança que você deve seguir, estará em segurança. Isto é, você estará em segurança se usar a cabeça sempre que precisar manusear ácidos.
Lembre-se sempre se que qualquer ácido ataca, isto é, queima a pele e os tecidos abaixo dela. Os ácidos são mortais para os olhos. A rapidez e a profundidade com que atacam depende do tipo de ácido e do quanto seja forte, seu nível de concentração. De qualquer maneira, o primeiro princípio de segurança no manuseio de qualquer ácido é mantê-lo afastado de você. Se ele entrar em contato com você, lave-o imediatamente.
É aí que a maioria das pessoas tem problemas com os ácidos. As pessoas têm contato com um ácido fraco, como a solução de baterias por exemplo. A pele arde um pouco, mas
não muito. Elas vão e lavam o local. A pele fica um pouco vermelha e inflamada, mas nada demais acontece. Com isto, elas pensam que não foi nada.
Assim vão ficando mais descuidadas. Mais cedo ou mais tarde, o ácido acaba atingindo os olhos delas. A menos que os lave imediata e completamente, acabarão com, no mínimo, uma redução e visão. Dependendo do ácido, provavelmente causará uma cegueira permanente.
A maioria dos ácidos corrói os metais rapidamente, liberando hidrogênio durante a reação. O hidrogênio é altamente inflamável.
Uma centelha ou uma chama pode iniciar um incêndio. Misturado com o ar, torna-se altamente explosivo. Um outro exemplo é o da bateria comum dos automóveis. Dentro dela, o ácido sulfúrico combina com um composto de chumbo, liberando hidrogênio.
Com isto, se usar um fósforo para ver se uma bateria precisa de água (ou mesmo se chegar um cigarro próximo da bateria), você estará pedindo que uma labareda seja lançada, jogando ácido em seu rosto. Muitas pessoas já passaram por este tipo de acidente.
A maioria dos ácidos vem como líquidos. Com exceção de um deles (ácido hidrofluórico), eles não atacam os vidros e a borracha.
Assim sendo, devem ser mantidos em garrafas e vidro ou em tanques e tambores revestidos por borracha. O ácido sulfúrico forte (muito concentrado) ataca o aço tão lentamente, a ponto de tambores de aço serem usados. Mas lembre-se, esse ácido pode
gerar um pouco de hidrogênio. Assim, seja seguro e sempre trate os tambores de ácido sulfúrico como se o espaço vazio estivesse cheio de hidrogênio.
Manuseie os recipientes contendo ácido com muito cuidado.
A queda de um deles representa uma péssima maneira de alcançar uma vida longa e saudável.
Um outro jeito certo de arranjar encrenca é aquecer um ácido ou deixá-lo esquentar. Alguns ácidos são piores do que outros, mas todos eles desprendem gases e vapores terríveis.
Os ácidos sulfúrico e clorídrico liberam gases capazes de queimar a pele e os olhos, assim como de atacar seus pulmões. O ácido nítrico libera gases de cor amarelo-amarronzado muito venenoso. Eles podem danificar bastante seus pulmões antes que você perceba isto. Se você for exposto a uma concentração pesada sem o equipamento de proteção adequado, você morre em um dia ou dois.
Assim, eis aqui o ABC da segurança para o manuseio de ácidos:
- Não dê chance a eles
- Proteja seus olhos totalmente
- Use vestuário resistente ao ataque ácido, incluindo luvas
- Manuseie o ácido de forma a evitar derramar ou quebrar o recipiente que o contém
- Mantenha-os afastado do calor e fora do alcance de substâncias com as quais possam reagir.
Tudo isto significa que, se for trabalhar com ácidos, você deve conhecer os riscos e as práticas seguras para usá-los. Os ácidos podem ser manuseados com segurança.

Nenhum comentário: