segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Arrumação, limpeza e ordenação são bons hábitos

Todos os empregados têm suas tarefas para fazer.
Os 5S (arrumação, limpeza, ordenação, asseio e disciplina) fazem parte de suas obrigações.

Mas o que é isto afinal?
“Arrumação, limpeza, ordenação, asseio e disciplina” significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, óleo e assim por diante. É o empilhamento correto de materiais e a eliminação de “armadilhas” perigosas. É a condição das áreas escondidas, a posição e a condição de “pallets”, estrados e recipientes.
A boa arrumação significa ter livre acesso a primeiros socorros e a equipamentos de combate a incêndio. Significa também máquinas, ferramentas e equipamentos limpos. Significa muitas coisas, mas a definição mais curta é: “Um lugar apropriado para cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.”
Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação, fazendo o seguinte:

  • Manter pisos, corredores e áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários, incluindo óleo excessivo e outros líquidos. Manter tudo dentro das linhas marcadas nos corredores.
  • Confinar resíduos em geral em áreas e em recipientes designados.
  • Colocar toalhas, luvas, trapos e semelhantes em recipientes fornecidos, em vez de deixá-los nas máquinas.

O que mais indica uma área desorganizada, desarrumada e suja, são os copos de papel, restos de lanches espalhados em bordas, em cima de material empilhado, dentro de recipientes de peças, em bancadas de trabalho, em passarelas e assim por diante. Os recipientes para lixo estão espalhados por todos os lugares. Use-os!
A boa “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina”
não é obtida por mutirões de limpeza. Ela é o resultado de
um esforço diário. Se cada empregado arrumasse pelo menos
uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes.
A hora de fazer limpeza é toda hora.
UMA OFICINA LIMPA É UMA OFICINA SEGURA
Todos nós já ouvimos algum dia que uma oficina limpa é uma oficina segura. Mas como podemos manter nossa oficina limpa e segura? É só uma questão de um pouco de atenção com a arrumação, com cada um de nós fazendo a sua parte.
Uma faxina geral é uma boa idéia. Toda oficina ou casa precisa de uma faxina geral ocasionalmente. Entretanto, “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e disciplina” é mais do que
isto.
5S significa limpeza e ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Significa também recolher e limpar tudo depois de cada tarefa. Se uma tarefa provocar muita bagunça,
tente manter a mesma a nível mínimo, tomando um pouco de cuidado.
Todos nós temos muito a ganhar mantendo uma oficina limpa. Uma oficina suja é um convite ao incêndio. Se mantivermos nossa área de trabalho limpa, o risco de incêndio será
mínimo.
Lixo e óleo incendeiam facilmente. Podem até ser fonte de ignição espontânea e ajudam a aumentar o fogo de outras áreas. Um incêndio sério pode acabar com o nosso negócio.
Sujeira é apenas material fora do lugar. O óleo que derramou tinha um papel a cumprir na máquina. No chão é apenas mais uma fonte de risco. Limpe-o ou cubra a mancha com absorvente de óleo, de forma que não se espalhe pela área toda. Use os coletores de óleo sempre que posível. Com isto, você pode estar evitando que alguém tenha um tombo feio – esse alguém pode ser você mesmo.
Recolha as coisas espalhadas e mantenha os corredores limpos. Use latas de lixo, caixas para resíduos metálicos e recipientes para resíduos oleosos de diferentes tipos. Observe
onde você deixa ferramentas ou materiais. Nunca os coloque num chassi de máquina ou numa peça móvel da máquina. Mantenha- os longe de escadas e bordas.

Não empilhe coisas em cima de armários.
Observe os espaços sob as bancadas e escadas, em armários, vestiários e lanchonetes. Mantenha estes lugares livres de refugos e entulhos.
A estocagem de material deve ser bem ordenada! Sem pilhas inseguras ou projeção de bordas. Mantenha portas, corredores e equipamentos contra fogo livres de obstruções.
O verdadeiro segredo de uma oficina limpa e segura é nunca deixar para depois o trabalho de limpeza e arrumação, fazendo-o imediatamente enquanto dá pouco trabalho. Vá fazendo a limpeza a e coleta de coisas espalhadas enquanto for saindo do local de trabalho, quando concluir uma tarefa ou quando seu turno estiver terminado.

Doenças profissionais

O QUE SÃO?
São doenças causadas por, diretamente relacionadas com o trabalho, sendo a eles inerentes (ligadas).
QUAIS OS FATORES QUE DEVEM SER OBSERVADOS PARA QUE REALMENTE UM AGENTE AGRESSIVO CAUSE DANO A NOSSA SAÚDE?
Grau de Concentração – quanto maior a concentração do agente no ar, maior será a probabilidade de contaminação;
Tempo de Exposição – é o tempo em que o trabalhador fica em contato com o agente contaminante;
Via de Penetração – via digestiva (boca), via respiratória (nariz) e via cutânea (pele);
Sensibilidade Individual – cada indivíduo é diferente do outro, sendo mais sensível ou não ao agente agressivo;
O Quanto a Substância é Tóxica – é o outro fator a ser considerado, dependerá do grau de toxidade do agente presente no ar.
RELACIONAMOS ALGUMAS DOENÇAS COM O AGENTE AGRESSIVO:
  • Saturnismo – chumbo;
  • Silicose – sílica;
  • Bissinose – algodão;
  • Siderose – óxido de ferro;
  • Bagaçose – cana-de-açúcar;
  • Asbestose – asbestos (amianto);
  • Baritose – bário;
  • Estaniose – estanho;
  • Beriliose – berílio;
  • Hidrargirismo – mercúrio;
  • “Asma do Padeiro” – farinha;
  • “Mal do Caixão” – pressão anormal;
  • Surdez Profissional – ruído;
  • Catarata Térmica – luz infravermelha;
  • Fadiga Visual – iluminação;
  • Leucemia – benzeno.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

  • Exames médicos periódicos;
  • Uso dos equipamentos de proteção individual;
  • Limitação do tempo de exposição;
  • Controle ambiental através de aparelhagem, métodos técnicos;
  • Treinamento.

Higiene corporal

A higiene do corpo é indispensável à conservação da saúde, pois a poeira e impurezas acumuladas em nossa pele favorecem o desenvolvimento de micróbios prejudiciais ao nosso organismo.
Por isso:
a) Devemos conservar o corpo asseado, tomando banho diariamente com sabonete e água limpa; o banho diário propicia bem estar;
b) Lave bem a cabeça e faça a barba, evitando assim, a procriação de piolhos e outros parasitas;
c) Use sempre toalhas limpas e individuais;
d) Limpe os ouvidos com cotonete. Apare as unhas;
e) Lave os pés todos os dias. Ande sempre calçado, pois são os pés que sustentam o corpo, estando expostos a traumatismos;
f) Troque sua roupa pelo uniforme da empresa. Retire jóias e ornamentos que atrapalham o desempenho do serviço, além de evitar preocupações com possíveis danificações de acidentes;
g) Lave suas mãos e braços antes de começar o trabalho, para retirar todos os germes aí instalados, como também, antes de qualquer refeição ou descanso;
h) Complete sua higiene corporal, usando roupas limpas e adequadas ao clima.
HIGIENE ORAL
A boca, porção inicial do aparelho digestivo, por desempenhar importante função na digestão dos alimentos, através da mastigação. Deve ser mantida limpa, exigindo especial atenção aos dentes.
A 1.ª dentição (dentes de leite) ou dentição temporária, ocorre a partir do 6.º mês de vida, devendo estar completa por volta dos dois anos. A 2ª dentição, ou dentição permanente, surge a
partir do 6.º ano de vida.
A falta de higiene na boca acarreta as cáries, gengivite (inflamação na gengiva), perda dos dentes e insuportáveis dores.
O cuidado com os dentes se constitui na:
- Limpeza dos mesmos, escovando-os ao levantar, após as refeições e antes de deitar;
- Usar o fio dental diariamente após as refeições;
- Visitas periódicas ao dentista (a cada 3 meses).
HIGIENE DA ROUPA
POR QUÊ? A higiene da roupa ajuda a proteger a saúde.
ROUPA LIMPA é aquela isenta de sujeiras, bem passada e em condições de uso.
ROUPA BEM LAVADA – é aquela que se lava com água boa, sabão ou detergente, leva-se ao sol para quarar, enxagua-se em duas ou três águas, até ser retirada todo o sabão e seca-se
ao ar livre.
ROUPA BEM PASSADA – é aquela que se passa, não só para deixá-la mais apresentável, como, também para eliminar os germes, com ferro elétrico ou de brasa, em temperatura elevada.
ROUPA BEM GUARDADA – deve-se manter em gavetas, em guarda-roupa, arejada e protegida para evitar a penetração de ratos, aranhas, baratas, traças, etc.
ROUPA ADEQUADA é aquela que satisfaz exigências:
- fácil limpeza;
- permeabilidade e cor segundo a temperatura ambiente;
- tamanho e qualidade apropriados.

AIDS

Se o HIV (vírus da AIDS) está presente no sangue de um portador ou aidético, fica lógico dizer que para que a doença seja transmitida a outra pessoa é necessário o contato sangue a sangue. Não existe nenhum risco de contaminação nos afazeres cotidianos. Todos os estudos feitos na África e nas famílias de hemofílicos aidéticos confirmam: não há transmissão de vírus em vasos sanitários, xícaras, copos, apertos de mão, etc.
Desta maneira, as principais formas de transmissão da doença são: ATO SEXUAL (através do esperma, secreção vaginal e microferimentos). A sodomia hétero como homossexual é que leva a maior possibilidade de transmissão, embora também ocorra a transmissão nas relações heterossexuais clássicas. Em 1988, houve anúncio público de cinco casos de transmissão
do vírus por sexo oral.
AGULHAS E INSTRUMENTOS CONTAMINADOS - Seringas, agulhas usadas e contaminadas tem levado o vírus a muitas pessoas. Em uma publicação francesa, notificou-se dois casos de contaminação via navalha de barbear, alicate de cutícula e etc., mas existe o risco teórico de contaminação.
TRANSFUSÃO DE SANGUE – A utilização de sangue que seja infundido sem nenhum estudo sorológico é uma das grandes fontes de contaminação.
GRAVIDEZ - A contaminação pode se efetuar das mães para o bebê na hora do parto e durante a gravidez (em 50% dos casos). Em relação ao leite materno, há possibilidade de transmissão.
A doença é uma realidade, não há cura, portanto devemos prevenir para que não sejamos vítimas do vírus.
Assim como no acidente de trabalho, a AIDS também é questão de prevenção.

Acidente de trabalho e o alcoolismo

FATORES DIRETOS DO ALCOOLISMO PARA SOFRER UM ACIDENTE
  • Falta de reflexo;
  • Falta de raciocínio;
  • Perda da coordenação motora;
  • Falta de firmeza na mão;
  • Perda do senso de responsabilidade;
  • Falta de equilíbrio;
  • Perda do senso de perigo.

FATORES INDIRETOS

  • Falta de recursos financeiros;
  • Irritação;
  • Nervosismo;
  • Problema de relacionamento - chefia, colegas, família;
  • Higiene - falta de asseio corporal, falta de conservação do seu material de segurança.
  • Personalidade - desleixo, machismo, exibicionismo, desatenção, brincalhão, agressivo, impulsivo
  • Estado de fadiga - Não se alimenta adequadamente; dorme pouco.

ALCOOLISMO E O TRABALHO
As dificuldades encontradas por um alcoólico em seu ambiente de trabalho são diversas, qualquer que seja a função.
Geralmente diminui o tempo dedicado ao trabalho, seja por doença seja por faltas, deixa o serviço para outros, tem um grande número de faltas.
O alcoólico representa um perigo real para si e para os outros pela maneira inadequada de lidar com máquinas e equipamentos, causando graves acidentes de trabalho.
O alcoolismo pode impedir a promoção.

Exposição a substâncias potencialmente

As substâncias prejudiciais geralmente são ignoradas porque seus efeitos não são observados imediatamente.
Se a exposição for súbita e acidental ou constante, o resultado será sempre o mesmo – dor, sofrimento, custos, perda do trabalho, etc. Examinemos alguns dos fundamentos deste problema.
COMO AS SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS PENETRAM EM NOSSO CORPO?

  • Comendo ou bebendo delas – não de propósito, é claro. Geralmente isto ocorre quando comemos uma comida que tenha sido manuseada com as mãos sujas.
  • Por absorção através da pele. Certos produtos químicos podem entrar na corrente sangüínea através da pele.
  • Pela respiração. Gases, fumaça, vapores, poeira podem causar problemas respiratórios.

QUAIS SÃO AS TRÊS FORMAS BÁSICAS DAS SUBSTÂNCIAS
PREJUDICIAIS?

  • Sólida – como o cal, cimento, fibras de vidro, asbesto e chumbo.
  • Líquida – incluindo a gasolina, álcool, ácidos, conservantes, solventes e soluções de limpeza.
  • Gasosa – muitos líquidos também formam vapores que podem ser prejudiciais, quando inalados.

O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR EXPOSIÇÃO A
SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS?

  • Lave as áreas empoeiradas, incluindo as entradas de serviço, áreas de demolição e de trabalho com areia e cascalho.
  • Certifique-se de que haja boa ventilação ou ventiladores de exaustão no lugar onde está sendo feito trabalho de soldagem ou quando motores a gasolina estiverem ligados.
  • Evite contato da pele com concreto úmido. Use boas botas de borracha e luvas quando lançar concreto ou fizer acabamento.
  • Proteja-se ao máximo possível contra fumaça tóxica e poeira. Se você não puder cobrir a face completamente, use um creme protetor na área exposta.
  • Use um respirador quando necessário. Use um que seja adequado para suas necessidades.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


Desejo a todos os meus visitantes um Ótimo Natal e um Ano Novo repleto de Segurança.
Pois com atitudes seguras, chegamos a muitos lugares!!!!
Lembrem que Segurança é algo que vem de cada um, a empresa só contribui com meios para que o ambiente se torne melhor, mas usar esses meios depende de nós.
Sendo assim um Ano Novo repleto de ATITUDES SEGURAS para todos.